Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Atividade 2B da unidade IV

PROJETO DE LEITURA

“O mundo em minhas mãos”

Poesia criada pela aluna Thays Karine da 1ª série “F” do turno vespertino
Hoje eu quero escrever
Para mostrar para você
O quanto é bom ler.
Mas ler o quê?
- Ler o que você quiser
É como imaginar uma
Bailarina na pontinha do pé.

O mundo das palavras
É um reino encantado sem fim;
O que reserva a leitura
Para você e para mim?

Use a imaginação
Deixe o tempo passar
Leia um livro no chão
Na varanda observando o luar.

Sorria, grite e dance
Divirta-se sem pensar
Mas lembre-se sempre
Que seu objetivo é estudar!!!
JUSTIFICATIVA


A leitura se faz necessária em todos os momentos da vida, pois necessita-se dela para tornar-se seres integrantes ao mundo. Para se conviver com outras pessoas, desenvolver potenciais, e crescer como seres humanos.
Dentro dos vários tipos de leitura existentes no mundo, sempre haverá um ou outro desafio literário que leva a repensar sobre os conhecimentos adquiridos.
A capacidade do ser humano em expor suas idéias, falar em público, se relacionar, interagir, tudo depende do seu domínio de mundo, e este preparo só se adquire á medida que o ser passa a unir conhecimentos diversos.
O Cem – Oquerlina Torres recebe alunos de várias escolas e localidades, cada um já vem com uma base formada. Torna-se necessário ampliar e expandir esta base a fim de que chegando ao vestibular ou nas simples tarefas cotidianas ele possa ter a capacidade de ler, entender e analisar, desde um pequeno texto até grandes obras direcionadas pelos professores das diversas disciplinas.

OBJETIVOS:

Objetivo Geral:
Reforçar junto ao aluno a necessidade de se estar atualizado, como eles dizem “antenados com o mundo” e para que isto acorra precisam ocupar seu tempo livre com uma boa leitura e com atualizações cotidianas vindas das várias fontes de informação.


Objetivos Específicos:
Reunir-se para desenvolver o hábito pela leitura;
Fazer indicações de obras que vão de encontro à necessidade e ao gosto do leitor;
Assistir filmes que introduza no aluno a vontade de conhecer a obra
Desenvolver no educando o desejo de compartilhar as obras lidas;
Instigar a leitura como meio de exercitar a mente;


DESENVOLVIMENTO


Professores e funcionários da biblioteca farão reuniões às quartas-feiras para estimular o hábito pela leitura, este dia será conhecido como o “Dia D” semanal, gerando nele a curiosidade para conhecer novas obras, lançamentos, filmes com as respectivas obras de onde surgiram as trilhas.
A medida que o projeto for desenvolvendo, espera-se que o aluno consiga socializar as obras lidas, em rodas de leitura, salas de aula ou em outros lugares, pois o que se espera do projeto é que eles passem a gostar tanto de ler que faça disso um hábito diário, que leve os livros em seus passeios e fins de semana.
Instigar a leitura como meio de exercitar a mente, para que a mesma não atrofie, ou seja, se expanda de forma grandiosa.
Teremos inscritos os primeiros anos vespertinos inicialmente e espera-se que o mesmo seja seqüenciado nas séries seguintes dando-lhes oportunidade de conhecer as obras que serão cobradas no vestibular.

INTERDISCIPLINARIDADE

Como o projeto ainda se encontra em construção, e apenas alguns professores aderiram a proposta, esperamos que haja este elo interdisciplinar de uma forma mais neutra, mas nem por isso menos importante.
Toda obra literária é centrada em diversas épocas, então com certeza os professores de Geografia, História, Sociologia, inglês e outras disciplinas, serão questionados pelos alunos em relação às obras que estarão lendo.
De uma forma direta ou indireta os professores estarão auxiliando no decorrer do projeto, pois estaremos incentivando nossos leitores a não ficarem com dúvidas relacionadas as obras.

METODOLOGIA

• Selecionar as turmas que irão iniciar o projeto;
• Realizar pesquisas de campo com as turmas selecionadas;
• Convidar o professor a acompanhar as atividades desenvolvidas;
• Sugerir que estes encontros sejam de alguma forma avaliada;
• Utilizar o LABINF para fazer assentamento dos itens coletados;
• Ver com o Tele posto filmes que trabalhem a leitura.

AVALIAÇÃO

Será feito um acompanhamento diário, através de sínteses dos abras lidas, das rodas de leituras, dos bate papo entre eles no pátio da escola, troca de experiências literárias, indicações de obras feita entre eles e alguns professores analisarão os resumos literários e darão uma pontuação que irá auxiliar no valor da nota bimestral

Nenhum comentário:

Postar um comentário